Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Pages

Pimentão, uva e morango: os campeões de agrotóxico

Análise mostra que alimentos que chegam à mesa do brasileiro estão intoxicados por pesticidas

O cardápio do brasileiro está "recheado" de agrotóxicos, revela o último levantamento feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Pelos dados divulgados nesta quarta-feira, pimentão, uva, pepino e morango lideram os alimentos intoxicados por pesticidas, com índice de contaminação de 80%, 56,4%, 54,8% e 50,8%, respectivamente. Foram avaliados 3.234 alimentos, de 20 culturas diferentes, colhidos em feiras e supermercados de 27 capitais brasileiras e o Distrito Federal.

Os prejuízos provocados pelo uso de agrotóxico em excesso têm como termômetro os danos causados nos agricultores, classe que lida diretamente com os pesticidas. O ultimo relatório do sistema nacional de informações toxicológicas, ligado à Fundação Oswaldo Cruz, mostra que na mesma proporção em que crescem os índices de frutas, grãos e vegetais contaminados, também aumentam os registros de pessoas envenenadas por estes produtos usados demasiadamente na lavoura.

Em um ano, foram notificados 4.074 casos de intoxicação por agrotóxicos, o mais letal entre os agentes intoxicantes, com índice de morte de 3,5%, maior do que o encontrado em casos de contaminação por drogas, medicamentos e veneno para rato (estas intoxicações acontecem por causa do manuseio dos produtos e não a ingestão, mas mensuram a periculosidade).

Segundo os especialistas, além de lavar bem os alimentos antes de comer, é bom sempre comprá-los em locais de confiança. Isso porque, mesmo com água corrente nem sempre é possível eliminar todos os resquícios de agrotóxicos. Os produtos, a longo prazo, podem provocar alergias, problemas no intestino e até câncer.

0 comentários:

Postar um comentário